24/03/2011

Um perdido de cabeça para baixo

Caminhando e farejando pela beira da estrada, percebi um sujeito dependurado de cabeça para baixo no galho de uma árvore. De cara sorridente e olhar perdido em algum lugar, parecia distraído com algum pensamento. Aproximei-me, sentei e abanei-lhe o rabo, aguardando o bocado do que ele estava esperando por compartilhar, já que ele tinha olhos de descoberta. Após algum tempo, ele se ajeitou no galho, tomou postura diante da platéia de arbustos, árvores, pedras e um vira-lata, e, então, soltou palavras como águas que estavam sendo represadas

"Estou me perdendo. Ando com a estranha sensação de que me falta explicação para andar, e por isso tenho andado mais leve, como se tivessem ficado pelo caminho os barris de água que costumava rolar por causa da grande sede que sentia."

"É, estou me perdendo. Como o esposo fiel e amoroso que só vê o futuro da sua vida e o propósito do viver presente enlaçados à vida da esposa amada, já não sei de mim, senão em função do universo, dos seres viventes, e das coisas que parecem não ter vida, como um tolo que se deixou levar pela lábia encantadora da natureza."

"Ao pé da árvore, à beira da corredeira, saboreando o fruto maduro, deitado na rocha esquentada pelo sol, os sentidos festejam a realidade, não por a estar conhecendo, mas relembrando. E a alma dá um sorriso lá dentro, ao reencontrar a velha amiga."

"E ao me perder assim, sem controle do que se passa, sendo um passageiro da carruagem da existência, a impressão é de estar descobrindo o segredo que os poetas morreram tentando encontrar, mas que é uma bobagenzinha de nada que fica ali, debaixo do pé de manga, na ponte sobre o rio, no voo da borboleta azul."

"Muitos vivemos da grandeza, que não é grandeza, mas inchaço. Vivemos de tesouros encontrados, entre tesouros deixados por aqueles que morreram infelizes."

"Então... me perdendo para a vida, achando graça em existir, vivo das pequenas coisas, embora não sejam pequenas. Uma onda só bate na praia, porque existe um oceano inteiro."

Um comentário:

Anônimo disse...

"Uma onda só bate na praia, porque existe um oceano inteiro." Que belo ângulo! Ah... as tais pequenas coisas que só são de fato belas por não serem de fato pequenas simplesmente por resultarem das coisas realmente grandes.
Me faz bem as boas leituras e ler o que escreves é algo inspirador. De meses em meses voltava a buscar o que havia de novo e hoje caí aqui para encontrar o que não se manifestava em palavras há mais de um ano ;) Boa caminhada, seja la pra onde ela te levar.